Unilab no Desafio Sebrae

 

A Unilab, por meio da Coordenação de Extensão da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, está participando do Desafio Sebrae. O jogo virtual, que simula o dia a dia de uma empresa, incentiva universitários de todo o país, organizados em equipes, a testar sua capacidade de administrar um negócio, tomar decisões e trabalhar em equipe. Ao todo, são 21 alunos da Unilab, divididos em cinco equipes. São elas: Genei Ryodan; Rapadura com Farinha; Sabor Tropical; Tropicais e UP. Veja os integrantes de cada equipe:

Download (PDF, 40KB)


O tema da edição deste ano é fruticultura e os competidores trabalharão com três linhas de produto: polpa, suco e sorvete de frutas tropicais, tomando decisões relacionadas à produção (fábrica) e à prestação de serviços de alimentação (loja).

Saiba Mais sobre o Desafio Sebrae

O que é:

O Desafio Sebrae é um jogo que alia o aspecto lúdico à formação do estudante ao simular a concorrência entre empresas em um mercado virtual. O objetivo principal é disseminar a cultura empreendedora para os universitários que buscam caminhos para o começo de sua vida profissional. O jogo difunde conceitos de competitividade, ética e associativismo e desenvolve a capacidade gerencial em pequenos e médios negócios.

Fases:

A competição é dividida em cinco fases, sendo três virtuais e duas presenciais. O jogo começa com mais de 150 mil participantes inscritos e termina com apenas uma equipe vencedora.

1ª fase: classificação estadual

2ª fase: semifinal estadual

3ª fase: final estadual

4ª fase: semifinal nacional

5ª fase: final nacional

As etapas estaduais são jogadas via internet. As fases semifinal nacional e final nacional são presenciais em Salvador/BA. Na fase internacional, participam os vencedores nacionais de cada país participante do Desafio Sebrae.

Promoção:

O Desafio Sebrae é promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ).

Como funciona:

O jogo utiliza um software de gerenciamento que durante a competição avalia as decisões das equipes em ambientes que simulam o funcionamento do mercado. Essas decisões são comparadas com as dos concorrentes, o que resulta em uma pontuação para as equipes ao final de cada rodada de decisão. Ao final de cada fase, a pontuação acumulada das equipes é utilizada para gerar o ranking. Os critérios de pontuação encontram-se no manual do participante e os de classificação no regulamento do jogo.

Premiações:

Todos os integrantes dos oito grupos que chegarem à final nacional ganharão um iPad, além de bolsas de estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV). As três primeiras equipes colocadas receberão um curso de inovação oferecido pela Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), parceira do Desafio Sebrae.

Notícias relacionadas:

Começa a segunda rodada da 2ª Fase e Repescagem

Estudantes da Unilab enfrentam semifinal estadual do Desafio Sebrae

Software do Desafio Sebrae estará disponível para download quarta (13) 

Estudantes inscritos no Desafio Sebrae iniciam competição

Inscrições para Desafio Sebrae prosseguem até o dia 18 de maio

Estudantes da Unilab conheceram o Desafio Sebrae

Unilab convida universitários a participar do Desafio Sebrae 2012

Mais informações no SITE do Desafio Sebrae