Reitoria

.

ANASTÁCIO DE QUEIROZ SOUSA – Reitor pro tempore

[Unilab] Reitor Anastácio QueirozPossui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1976). Residência Médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Ceará (1978). Especialização (Fellowship) em Medicina Tropical pela Universidade de Virginia em Charlottesville nos EUA (1983). Especialização (Fellowship) em Doenças Infecciosas pela Universidade de Miami, em Miami, nos EUA (1984). Doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2009).

Diretor do Hospital São José de Doenças Infecciosas no período de 1986 a 1994 e no período de 2007 a 2013. Coordenador do Núcleo de Medicina Tropical. Secretário de Saúde do Estado do Ceará no período de 1995 a 2002. Editor-chefe do Brazilian Journal of Infectious Diseases no período de 2005 a 2008. Membro Honorário da Sociedade Americana de Medicina Tropical desde dezembro de 2008. Professor Adjunto da Universidade de Virgínia em Charlottesville (EUA) no período de março a junho de 2007. Membro Efetivo da Academia Cearense de Medicina desde março de 2011.

Faz parte do corpo Docente do Mestrado em Patologia do Departamento de Patologia e Medicina Legal da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Corpo Docente do Doutorado Interinstitucional (Dinter), uma cooperação entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Departamento de Patologia e Medicina Legal da Universidade Federal do Ceará. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará lotado no Departamento de Medicina Clínica e no Departamento de Patologia e Medicina Legal. Exerce suas atividades assistenciais pela UFC, realizando visitas médicas com internos e residentes no Hospital São José de Doenças Infecciosas, instituição estadual que é referência em doenças infecciosas para todo o Ceará. Exerce ainda atividades assistenciais pela UFC em um projeto de extensão intitulado: Ambulatório de Leishmaniose no Município de Baturité no Ceará, região endêmica para Leishmaniose Cutânea.

Tem interesse em clínica médica em geral, em saúde pública, em administração hospitalar e em administração em saúde em geral. A ênfase de suas pesquisas é em Doenças Infecciosas / Medicina Tropical, atuando principalmente nos seguintes temas: Leishmanioses, AIDS, Doenças de Chagas, Neurocisticercose, Melioidose, dentre outros.

Foi nomeado reitor pro tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, por meio da Portaria nº 282, de 06 de março de 2017, do Ministério da Educação, e tomou posse no dia 23 de março de 2017.

Currículo Lattes